Administração de uma organização
A Administração seja ela uma arte, uma ciência, ou ambas, é praticada o tempo todo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados.
Contudo a área de Recursos Humanos vem para fazer com que as organizações reconheçam o verdadeiro papel das pessoas que contribuem para o sucesso. Não bastando apenas ter capital para investir em produtos, e nem ter marca registrada reconhecida diante do mercado, é preciso antes de tudo valorizar os seus clientes internos e externos, comprometer-se eticamente com o desempenho.
Atualmente fala-se muito em "ser diferente" e "fazer diferente" sendo este um requisito para acompanhar a competitividade, porém isso só pode ocorrer se as pessoas que fazem parte da organização estiverem realmente comprometidas em seguir suas normas, sua missão, visão enfim que elas estejam realmente engajadas com o cumprimento dos objetivos e das metas organizacionais, deste modo a Gestão de Pessoas é parte essencial em uma organização que busca a excelência, a qualidade como premissa.
Segundo Chiavenato
“A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”. Chiavenato ainda complementa o conceito de Administração dizendo que “a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”.
“Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los”. Chiavenato, afirma ainda que as organizações podem ser:
Organização Linear – é o tipo de organização mais antigo, onde há uma hierarquia de autoridade, sendo que cada subordinado