Administração de taylor
Tatiane da Rosa
Professora – Júlia Cristiane Schultz Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG 0185) – Prática do Módulo I
18/06/12
RESUMO
A administração cientifica segundo Taylor tem como conceito gerar contentamento a patrões e empregados; para Taylor um funcionário que é cientificamente treinado e classificado para realizar uma tarefa este traz menos gastos à empresa e gera mais lucro ao patrão, com a realização de sua pesquisa foi dividida em dois períodos a primeira se refere a tempo e movimento e o segundo estava relacionado ao comportamento dos funcionários. Souto (2006).
Palavras-chave: Taylor, Administração Cientifica, Teoria Taylorista.
1 INTRODUÇÃO
No inicio do século XX, ocorreu à segunda revolução industrial, neste período um americano nascido na Filadélfia no dia 20 de março de 1856 viu a oportunidade de desenvolver um estudo que o tornou conhecido como o fundador da teoria geral da administração.
No momento que a indústria passava por uma crise Frederick Winslow Taylor que era formado em engenharia e trabalhava em uma fabrica de bombas hidráulicas começou a avaliar as necessidades dos operários e a dos patrões para tentar uma solução que agradasse tanto a empregados com salários justos e que gerasse mais lucros aos patrões.
Taylor implantou a administração cientifica nos sistemas organizacionais onde com planejamento e racionalização o trabalho poderia ser desenvolvido da melhor maneira possível. Souto (2006).
2 QUEM FOI FREDERICK WISLOW TAYLOR
Ates de abordar a importância de Taylor para a administração faz-se necessário saber um pouco a respeito deste personagem que marcou fortemente a história da ciência administrativa, é o que será visto a seguir.
Frederick Winslow Taylor nasceu no dia 20 de março de 1856, em Germantown, subúrbio de Filadélfia, Estado da Pensilvânia,