Taylor administracao
Neste trabalho nosso enfoque será Taylor e a Administração Científica, dada a importância do tema para a administração. Taylor tem sido objeto de discussão desde 1.910, quando formou a Sociedade da Administração Científica e até hoje vem demonstrando interesses de pesquisadores da área.
Por isso, no Capítulo 1 - discutiremos a questão da Movimentação da Administração Científica: as Críticas e a Expansão dos Movimentos; com especialização do casal Frank e Lilian Gilbret, Henry Gantt e Hugo Munstebeg. No Capítulo 2 – Organização Racional do Trabalho, que inclui Divisão do Trabalho e Especialização do Operário; Conceito de Homo Economicus; Condições de Trabalho; Padronização; Supervisão Funcional; etc.
E por fim no Capítulo 3 – Procuraremos demonstrar como os princípios de Taylor influenciaram na Linha de Montagem de Henry Ford. Apresentaremos os Princípios da Produção em Massa; Peças e Componentes Padronizados e Intercambiáveis; Inovações de Ford; Expansão do Modelo Ford.
CAPÍTULO 1 - TAYLOR E O MOVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
http://faculty.virginia.edu/hius341/images/people/fwt1.jpg
Frederick Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da Administração Científica. Nasceu em 1.856, na Pensilvânia. Tornou-se trabalhador manual, apesar de ter sido aprovado para a Escola de Direito de Harvard. Segundo seus biógrafos, Taylor tomou essa decisão, pois os estudos prejudicaram sua visão.
Trabalhou para uma empresa fabricante de bombas hidráulicas onde começou a observar o que achava má administração. Em 1.878, retomou os estudos, desta vez em engenharia; obteve o título de mestre em 1.883. Começou a desenvolver, também, os primeiros de uma série de muitos aprimoramentos técnicos.
Foi na Midvale que observou os problemas das operações fabris que podemos encontrar em algumas empresas até hoje. Por exemplo:
-A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador.