Administração de sistemas livres
DE SISTEMAS WEB
TI – Informática – 3º ano Aula 9 e 10 12-04-2013
Professora: Gislaine Sales
TRANSFORMANDO TIPOS DE DADOS
Continuando
a aula anterior...
COERÇÃO
Coerção
é uma forma utilizada automaticamente pelo interpretador PHP. Um exemplo de coerção é utilizado quando uma variável recebe o resultado de uma operação matemática entre dois números, sendo um número inteiro e outro número com casas decimais. A variável que receberá o valor terá seu tipo de dados alterado para números com casas decimais ou o tipo de dado: double. Veja o exemplo.
COERÇÃO
TRANSFORMAÇÃO EXPLÍCITA DE TIPOS DE
DADOS
A
transformação explícita pode ser utilizada pelos desenvolvedores e é considerada a mais básica de transformação de tipos de dado das variáveis. Para utilizá-lo precisamos dos “cast”, conversores de um tipo de dado para outro tipo de dado.
TRANSFORMAÇÃO EXPLÍCITA DE TIPOS DE
DADOS
Os
tipos de cast permitidos são:
(int), (integer) = altera o tipo de dado para integer; (real), (double), (float) = altera o tipo de dado para float; (string) = altera o tipo de dado para string; (array) = altera o tipo de dado para array; (object) = altera o tipo de dado para objeto.
TRANSFORMAÇÃO EXPLÍCITA DE TIPOS DE
DADOS
TRANSFORMANDO TIPOS DE DADOS COM A
FUNÇÃO SETTYPE
Essa
forma também pode ser utilizada pelos desenvolvedores, basta que a função settype da linguagem PHP seja informada na instrução. O exemplo a seguir ilustra a utilização da função settype(nome_variavel):
TRANSFORMANDO TIPOS DE DADOS COM A
FUNÇÃO SETTYPE
TRABALHANDO COM VARIÁVEIS E CONSTANTES
Nesta aula vamos identificar a diferença entre variáveis e constantes. Estudaremos como utilizá-las nas aplicações desenvolvidas em PHP. Além disso, verificaremos quais são os tipos de variáveis disponíveis em PHP e como podemos trabalhar com elas. Por fim, veremos mais algumas funções disponíveis em PHP que podem nos