ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
As organizações existem por causa da sua missão e seu sucesso depende de seus líderes.
Uma declaração de missão deve ser operacional, deve focalizar no objetivo da instituição. Eis um exemplo simples – a declaração de missão do pronto-socorro de um hospital é transmitir confiança aos aflitos.
Para definir a declaração de missão de uma instituição é necessário decidir quais ações irão ser mais satisfatórias e significativas. É preciso estar sempre atualizando o objetivo específico, certas coisas tidas anteriormente como importantes podem se tornar irrelevantes, ou seja, deve-se abandonar o que não mais produz resultados e consome recursos.
Cada vez mais existem apenas líderes nas instituições sem fins lucrativos, onde eles podem ser remunerados ou não. A função do líder é garantir que os resultados certos sejam alcançados, que as coisas certas estejam sendo feitas.
Os líderes estabelecem exemplos. Eles precisam viver de acordo com as expectativas relativas ao seu comportamento. Não importa se o restante da organização não o faz; o líder representa não só o que somos, mas, aquilo que sabemos que deveríamos ser.
A instituição sem fins lucrativos necessita de uma estratégia de marketing que interage o cliente e a missão.
Uma instituição eficaz também precisa de estratégias para melhorar e inovar sempre. A estratégia começa com a missão, leva a um plano de trabalho e termina com as ferramentas certas.
A maior parte das necessidades satisfeitas pelas instituições sem fins lucrativos provavelmente é permanente, de uma forma ou de outra; elas fazem parte da condição humana.
O desempenho é o teste definitivo de qualquer instituição. Toda instituição sem fins lucrativos existe em função do desempenho em mudar as pessoas e a sociedade.
A diferença entre empresas e instituições sem fins lucrativos são poucas porém importantes. A mais importante está na área do desempenho.