ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
GOIÂNIA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O processo de desenvolvimento das tecnologias da informação deu origem a uma revolução tecnológica, que está mudando os mais diversos tipos de relações nas mais modernas sociedades: as relações comerciais, sociais, as relações de trabalho e as relações pós-venda.
É indiscutível que a Internet, traduzida aqui pelo Comércio Eletrônico, tornou-se um importante meio de compras, especialmente em países mais desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos. No Brasil, o número de usuários vem aumentando a cada ano e as previsões são de que este crescimento continue.
O entendimento das percepções do consumidor no seu relacionamento com a Web, aliado ao domínio das peculiaridades da Internet como um canal de marketing, apresentam-se como condições fundamentais para o alcance de um desempenho superior frente à concorrência neste novo ambiente.
2. A INTERNET E MARKETING NA INTERNET
Albertin (1999) define Comércio Eletrônico (CE) como sendo a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, através da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio a negócio, negócio a consumidor e intra-organizacional, numa estrutura predominantemente pública, de fácil e livre acesso e baixo custo.
E-Marketing pode ser definido como os esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet.
Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem:
→ Enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos;
→ Não há limite real de espaço para propaganda;
→ O acesso é rápido e o site fica disponível para o mundo