ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Tecnologia em Logística
Pólo Angra dos Reis
ACADÊMICOS:
ELIANE SOUZA DA CONCEIÇÃO – RA 240836
DIEGO FERREIRA DO NASCIMENTO – RA 240782
MARCEL ARAÚJO CARNEIRO – RA 233003
MARCELO CABRAL PENCO – RA 240651
PAULO RICARDO SANTIAGO – RA 240744
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Turma N40 – 2º Semestre
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Administração de Materiais do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Romeu Aparecido de Assis Campos.
Angra dos Reis – Rio de janeiro
Junho/2011
INTRODUÇÃO
A administração da cadeia de suprimentos tem por objetivo galgar prerrogativas competitivas. E por essa razão o trabalho tem por finalidade averiguar a utilização do termo gestão da cadeia de suprimentos, e como isso influi para gestão destas, sendo o foco na montante, a qual tem por fim a administração de compras, ou na jusante, que visa à administração da distribuição desses bens adquiridos.
Nessa linha, é necessário ressaltar três linhas de pensamento, segundos estudos realizados por bibliografias, para uma cadeia de suprimentos se desenvolva, e são, 1) compartilhamento de informações; 2) as parcerias; 3) integrações.
Sendo esses três aspectos relevantes no sentido de a gestão da cadeia de suprimentos apresentar-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência. Igualmente se busca demonstrar como uma empresa que aplica a cadeia de produção pode se beneficiar pela eficiência, e, com base, principalmente nas três palavras chaves citadas.