Administração de materiais part 3
Ao longo do processo logístico, apareçam pontos de transição entre fluxos de mercadorias; suprimento, produção, distribuição física; ao qual surge a necessidade de estocar mercadorias por um certo período de tempo. Nesses pontos de transição localizam-se instalações físicas – depósitos - voltadas à finalidade de armazenamento destes materiais, minimizando custos e maximizando o atendimento ao cliente.
16.1 Definição de Armazenagem e Estocagem
Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um local destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc)
Armazenagem é um conjunto de atividades que diz respeito à estocagem ordenada e distribuição de produtos acabados dentro da própria fábrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
Estocagem é a atividade que diz respeito à guarda segura e ordenada de todos os materiais no armazém, em ordem prioritária de uso nas operações de produção, e ainda as operações de montagem.
Estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o local destinado à locação estática dos materiais.
16.2 Objetivo da Armazenagem:
O objetivo básico da armazenagem é estocar mercadorias da maneira mais eficiente possível, usando o espaço nas três dimensões. O uso efetivo do espaço para a armazenagem é chamado de !administração do espaço”, sendo este recurso básico, cuja manutenção representa um investimento considerável.
Outros objetivos da armazenagem são os de fornecer a identificação positiva do item e poupar tempo, mão-de-obra e equipamento. As instalações de armazenagem devem propiciar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. O planejamento apropriado ajuda a efetuar a movimentação e a armazenagem eficientes e, no final, resulta em despesas operacionais