Paineis fotovoltaicos
|
Índice
Introdução 3
Fundamentação teórica 4/5
Procedimento experimental 6
Resultados 7
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Neste trabalho, foi-nos permitido observar como um painel fotovoltaico converte a luz (neste caso artificial) em energia eléctrica, determinando a potência fornecida ao circuito quando o painel é iluminado pela luz.
Fundamentação teórica
Os painéis solares fotovoltaicos são formados por células solares que captam a luz para posteriormente ser transformada em electricidade, essas células também são chamadas células fotovoltaicas pois se utilizam do efeito fotovoltaico para absorver a luz solar e transformá-la em energia eléctrica. A eficiência de conversão destes painéis ainda pode ser considerada baixa pois varia entre os 16% e os quase 30%, embora para eficiências mais altas o custo de produção ainda seja muito elevado.
A tecnologia solar fotovoltaica apresenta um grande número de vantagens:
_ Alta fiabilidade – não tem peças móveis, o que é muito útil em aplicações em locais isolados.
_ A fácil portabilidade e adaptabilidade dos módulos - permite montagens simples e adaptáveis a várias necessidades energéticas. Os sistemas podem ser dimensionados para aplicações de alguns miliwatts ou de kilowatts.
_ O custo de operação é reduzido - a manutenção é quase inexistente: não necessita combustível, transporte, nem trabalhadores altamente qualificados.
_ A tecnologia fotovoltaica apresenta qualidades ecológicas pois o