Administração de conflito nas organizações
APRESENTAÇÃO
O conflito existe desde os primórdios da existência humana. Muito recentemente é que alguns estudiosos estão dando ao conflito uma dimensão diferente. Estudos nos levam a acreditar que a maneira como lidamos com os conflitos é que podem gerar reações negativas ou positivas dentro de uma organização. O conflito normalmente surge a partir de opiniões antagônicas entre as pessoas. Ele também acontece a partir de percepções de diferenças, que resultam em interferência ou oposição.
Este trabalho tem o objetivo de demonstrar e esclarecer como está situado o conflito dentro das organizações, sua definição, origem e descrever alguns enfoques sobre a solução deste.
Ainda pretendemos apresentar vários estilos que são utilizados na solução dos conflitos dentro das organizações.
Queremos que o conflito seja analisado sob a óptica de um “instrumento” não só de desgaste entre os colaboradores, nos seus mais diferentes níveis hierárquicos, mas também como uma importante situação de crescimento e de oportunidades de melhoria dentro de uma organização.
DEFINIÇÃO
A definição clássica de conflito, segundo o dicionário Aurélio (edição eletrônica) é “ s.m. Oposição de interesses, sentimentos, idéias / luta / disputa / desentendimento......” . Segundo o dicionário Luft (edição 2008, Atlas) o conflito é “s.m. Choque, colisão (idéias, jurisdição, direitos)/....” .
Do latim conflictu: embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias e ameaças; desavença; guerra; combate; colisão; choque; o elemento básico determinante da ação dramática; a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre diferentes forças (Martinelli apud Ferreira, 1986).
Levando o tema para ser analisado dentro de uma organização, podemos dizer que o conflito é uma discordância ou divergência de interpretações ou percepções entre duas ou mais pessoas, ou grupo de pessoas sob