administração de conflito nas organizações
Existem dentro das organizações três condições que tendem a gerar uma série de conflitos.
• Diferenciação de atividades: Diante do desenvolvimento da organização tem se a necessidade de contratar mão de obra, e quando ocorre a relação entre os indivíduos que acabam de ingressar e os grupos que já residem na organização. Surgem as diferenças de pensar e agir cada um começa a seguir interesses e objetivos opostos, ocorre também à ambiguidade de papeis onde os superiores não conseguem direcionar os grupos a sua real tarefa, gerando o conflito.
• Recursos compartilhados: ocorre quando o recurso disponível para cada setor é pouco e o mesmo tem que ser distribuído entre os grupos, quando um dos grupos quer aumentar seu recurso um tem que abrir mão do seu recurso pra que o outro seja beneficiado ocorre então à percepção das diferenças dos objetivos e assim o conflito se inicia.
• Interdependência de atividades: nas organizações um grupo depende do outro isto é, cada um tem a obrigação de realizar uma tarefa e o outro precisa que seja feita corretamente para que possa fazer a sua com eficiência. Quando um grupo não consegue fazer suas tarefas, impede no sucesso do outro prejudicando diretamente a organização.
Após perceberem que existe uma diferença entre eles, os grupos ficam mais atentos aos seus objetivos e uma vez detectado que a outra parte ameaça seus interesses automaticamente começam a agir na defensiva, deixando o ambiente mais propício ao conflito.
• Diferenças de gerações: Ocorre quando a empresa tem funcionário que está há anos na empresa, e quando há contratação de funcionários mais jovem surge uma dificuldade quanto a diferença de idade e experiência que pode gerar um conflito.
• Falhas de Comunicação: Quando as equipes trabalham a distancia, a falha de comunicação é um dos fatores que podem levar a desentendimentos e interpretações incorretas entre as partes podendo gerar conflitos.