Administração de cargos e salários
Página 344 a 353
Ao delinear um plano de carreiras, pelo menos duas estruturas são possíveis. Uma através de cargos compondo trajetórias de carreiras e outra através de cargos amplos que irão se constituir em segmentos de carreiras. Pelos de segmento de carreira o foco principal é o desenvolvimento de pessoas. A escolha por cargos ou segmentos de carreira requer decisão na analise de cargos.
Estrutura através de Cargos: advêm do próprio plano de cargos e salários, o colaborador tem seu crescimento através do exercício crescente de cargos.
Este tipo de estrutura pode representar um entrave ao crescimento do profissional, porque normalmente os cargos sãos atrelados a certo numero de vagas e é necessário que exista vaga para que o profissional possa ser promovido.
Estrutura Através de Segmentos de Carreira: o cargo é apresentado de forma ampla. É constituído de níveis com graus crescentes de exigência de escolaridade, conhecimentos, experiência e habilidades.
Por esta estrutura, o colaborador em aberto um caminho para seu desenvolvimento e caberá, basicamente, a ele a responsabilidade pela sua qualificação profissional.
Esta estrutura é a que mais combina com as necessidades atuais das organizações que perseguem melhorias a qualidade, produtividade e flexibilidade e que combinam com os preceitos modernos empresariais.
Tipo de Carreira por Linha Hierárquica: é a mais comum nas organizações, e a mais rígida, mas está perdendo espaço.
A premissa, nesse tipo de carreira, é a de que os cargos gerenciais são mais importantes do que cargos técnicos. Este tipo de carreira na leva em conta as metas ou desejos individuais.
O maior problema desse tipo de carreira é que essa promoção pode se transformar em castigo para um profissional bem-sucedido tecnicamente.
Como a carreira é inflexível, qualquer mudança na estrutura da empresa gera grandes problemas na alocação das pessoas que ocupam cargos gerenciais, uma vez que não há