Administração da produção
Silvio Zapelini Botega Profa Rosângela Becker Cossa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0090) – Prática do Módulo III 22/06/12
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo trazer de forma explicativa a administração da produção da empresa Boccone Alimentos, situada no município de Gravatal – SC. Visa mostrar o ambiente de fabricação e as etapas do processo de produção dos produtos alimentícios da empresa Boccone..
PALAVRAS-CHAVE: Produção, Gestão, Distribuição.
INTRODUÇÃO Devido aos grandes impactos causados pela globalização, torna-se cada vez mais necessário que as empresas adotem estruturas flexíveis para que possam acompanhar as constantes mudanças impostas pelo mercado. A Administração da Produção (AP) tem um papel muito importante na definição do posicionamento estratégico das empresas no mercado.
Segundo Slack et al (2001), a função produção atua dentro das organizações como implementadora, apoio e impulsionadora da estratégia empresarial. Daí, a relevância de se estudar a gestão da produção, no sentido de diagnosticar se o seu papel está sendo cumprido, ou seja, oferecer as condições necessárias para permitir que a organização alcance seus objetivos, além de buscar otimizar suas estruturas produtivas para alcançar eficiência e eficácia no sistema e propiciar um melhor desempenho competitivo.
Nesse contexto, torna-se claro a relação entre a gestão da produção e os resultados gerados para os vários grupos de interesse: a própria operação, os clientes, os investidores e a comunidade. Porém, questiona-se como a produção auxilia a obter esses resultados? Através do desempenho operacional, com foco nos cincos objetivos de desempenho da produção citados por Slack et al (op. cit.) e Corrêa e Corrêa (2006), a saber: oferecer produtos com “custos” incorridos de produção e entrega reduzidos, “qualidade”em várias dimensões, “rapidez” com a qual atende os seus clientes, “flexibilidade” com a