Administração da produção numa coperativa de lixo
Fundada em 2007, a Coopagres-Cooperativa de Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos, mesmo tendo seu terreno cedido pela prefeitura do recife, não recebe nenhuma ajuda do governo, seu sustento dá-se de doações e recolhimento nas ruas. Localizada na Rua Oscar Dr. Melo, nº 37, bairro São José, CEP: 50090-580, Recife; CNPJ: 05.093.501/0001-83; cujo responsável Srª. Laudicéia.
Recebe materias como: Vidros, plásticos, metais, papel branco, papelão, embalagem longa vida. A Coopagres tem como seu corpo adjunto por maioria mulheres, sendo 4 homens e 16 mulheres, num total de 20 cooperados. Essas mulheres dividem-se em catadoras, manipuladoras e prensadoras, enfim, todo o trabalho é feito por elas, sem distinção; seus objetivos são conseguir melhorar de vida, ajudar seus filhos, suas mães, seus familiares.
1.1 OBJETIVO
O trabalho acadêmico proposto pela Universidade Salgado de Oliveira, juntamente com o professor Emanuel Sampaio, tem nos colocado à frente da realidade desse trabalho de reciclagem; destacaremos, pois neste, a aplicação do que aprendemos na matéria de administração da produção a fim de alcançar o máximo de proveito da teoria na prática.
1.2 METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa utilizada neste projeto é um estudo de caso a fim de entender como é realizado o plano administrativo para a produção e vendas do material reciclável prensado da cooperativa a partir de visitas a campo. Foram feitas entrevistas com o órgão responsável, Sr. Laudicéia; análises dos recursos utilizados, documentos de controle da produção, forma de layout para melhor produtividade, segurança e saúde e as tecnologias e normas internas utilizadas.
2. DESENVOLVIMENTO
A cooperativa Coopagres conta com 20 colaboradores e trabalham em prol de suas sustentabilidades, a maioria não possui formação acadêmica concluída e ainda há analfabetos, o que muito prejudica a formação de estratégias