REVISTA LIGA
Gestão de
Organizações
Sociais
Contexto de crise económica Presidente da L.A.H.S.T.
Nuno Carvalho
Actualmente, as IPSS vivem um período caracterizado por mudanças significativas, muitas delas decorrentes do fim de valores tradicionais bem com de novas necessidades sociais decorrentes do actual contexto de crise económica. Estas alterações quer nos hábitos individuais quer dos comportamentos colectivos obrigam a uma procura de novos tipos de respostas A incapacidade de resolução de necessidades sociais antigas, a par com o seu agravamento nestes dias que correm em simultâneo com o surgimento de novas necessidades é muito aumentada com a diminuição dos apoios públicos, tanto os prestados directamente às famílias como as transferências públicas para as instituições sociais.
Esta conjuntura deverá levar-nos a reflectir e debater qual o nosso posicionamento de modo a se evitar impactos negativos e a busca dos efeitos positivos das mudanças em curso. Desta forma as organizações sociais sem fins lucrativos terão cada vez mais de serem capazes de demonstrar qual é o impacto das suas actividades bem como qual a eficácia com que utilizam os seus recursos. Para o atingirem é indispensável que os seus órgãos sociais sejam apoiados por quadros com experiencia de gestão. Uma gestão empresarial com sentido social.
O recurso a voluntariado especializado permite suprir necessidades de pessoal altamente qualificado e especializado que as IPSS apenas necessitam a tempo parcial e que mesmo assim tem custos elevados.
É pois este o desafio que agora se nos põe.
O trabalho em rede com a partilha quer de dos recursos físicos existentes quer dos recursos humanos especializados deve também ser um dos caminhos a percorrer para uma eventual redução de custos e um subsequente, aumento da eficiência
www.lahst.org | 1
ÍNDICE
Plano de Actividades
3
Movimento Vencer e Viver
10
Voluntariado da L.A.H.S.T.
11
O Bichinho do