aterro sanitario
No dia 20 de janeiro de 2015 a turma CET Qualidade Ambiental realizou uma visita de estudo a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano, localizado em Urjais em Mirandela.
O Aterro teve início em Setembro de 1997, onde todos os resíduos produzidos na terra quente transmontana são depositados. Em Setembro de 1999 também passou a receber resíduos dos municípios do Douro Superior, e Novembro de 2001 os resíduos dos municípios da terra fria do nordeste transmontano.
O aterro sanitário serve 12 municípios do distrito de Bragança e um do distrito da Guarda “ Vila Nova de Foz Côa”
A empresa recolhe todos os resíduos dos contentores e dos ecopontos, de início apenas os resíduos dos ecopontos eram enviados para reciclagem, porém em Agosto de 2013 a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano entrou em funcionamento.
A saída foi por volta das 9:00 da manhã, passamos o cartão e dirigimo-nos para o autocarro que nos conduziu até ao centro.
Iniciamos a visita com o visionamento de um vídeo sobre o Centro, esse pequena palestra foi um pouco mal programada, eles deviam de ter o vídeo do computador e não a internet, e mesmo que tivesse na internet este devia de estar já carregado e pronto a ser visto e não como aconteceu, que as vezes o vídeo parva e saia, depois desse atribulado inicio.
Deslocamo-nos a Unidade onde iniciamos a visita na zona de receção dos resíduos, onde observamos a fossa de receção e a grua de recolha conduz os resíduos para a zona de tratamento mecânico.
Onde os resíduos são separados mecanicamente e manualmente em 3 categorias; Matéria orgânica, Matérias recicláveis e Rejeitados.
A Matéria Orgânica é tratada de forma Biológica através de compostagem e digestão anaeróbia, que mais tarde irão produzir biogás que mais tarde produzira energia renovável no Biodigestor, e composto orgânico.
Os plásticos, metais e papel são