Administração burocratica
Objetivos
Ao terminar o estudo deste capítulo, você deverá estar preparado para:
- Descrever a organização e os elementos que as compõe.
- Apresentar o tipo ideal de Burocracia e definir suas características.
- Explicar as principais disfunções das organizações formais.
- Contrastar o modelo burocrático com o modelo orgânico de estrutura organizacional.
Introdução
Como dizem March e simon na abertura de seu livro Organizations, é mais fácil mostrar as organizações do que tentar defini-las. A escola em que você estuda é uma organização, assim como a universidade da qual você faz parte, que, por sua vez, integra outra organização maior, o governo estadual ou federal ou um grupo empresarial. Também é uma organização a divisão de Produção da General Motors, assim como a Secretaria das Finanças da Prefeitura de sua cidade – organizações dentro de outras organizações. Certas organizações, as fábricas, são máquinas que produzem outras máquinas, que se juntam em máquinas maiores.
Max Weber e a Burocracia
Tão grande é a importância das organizações formais na sociedade moderna, que inúmeros cientistas dedicaram-se a estuda-las. Um desses cientistas foi Max Weber. Seu trabalho é tão importante que influenciou praticamente todos os autores que retomaram o assunto.
Mas weber nasceu em 1864, na Prússia. Em 1920, weber faleceu após ter contraído gripe que grassou na Europa nessa época, matando mais gente do que a Primeira Guerra. Na época de sua morte, seus escritos encontravam-se em estado caótico. Weber nunca produziu uma obra completa e mesmo Economia e Sociedade, seu livro mais famoso, foi feito a partir de fragmentos. Em 1930, o sociólogo americano Talcott Parsons traduziu A ética protestante e o espírito do capitalismo, projetando-o no cenário internacional. Em meados dos anos 40, seus escritos sobre a burocracia foram traduzidos para o inglês.
De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que