Administraçao
Segundo Lüdke e André (1986), para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Trata-se de construir uma porção do saber. A pesquisa utilizada no projeto será a qualitativa – grupos de foca, como objetivo de interpretar os aspectos relacionados ao comportamento dos consumidores, com isso entender seuscritérios de preferência e escolha quanto a produtos, marcas, bem como suas formas de comprar e utilizar os produtos e os serviços. O projeto buscou analisar a viabilidade de uma nova marca de acessórios artesanais, feitos em patchwork, que é uma arte feita com retalhos de tecidos costurados, sobre um enchimento para formar peças inteiras.
A pesquisa oferecerá resultados que são de grande utilidade para a empresa como compreender a caracterização psicográfica dos consumidores e interpretação de como se comportam estes consumidores.
De acordo com Moreira ( 2002, p. 57), algumas características básicas da pesquisa qualitativa, são: * Foco na interpretação ao invés da quantificação; * Ênfase na subjetividade ao invés da objetividade; * Flexibilidade no processo de condução da pesquisa; * Orientação para o processo, não para o resultado; * Preocupação com o contexto, no sentido entendendo que as pessoas e a situação ligam-se intimamente na formação da experiência.
2. DESENVOLVIMENTO
3.1. Conceitos e aplicações para pesquisas de “grupos de foco”
Como uma forma de pesquisa qualitativa, os grupos de foco são basicamente entrevistas em grupo. O pesquisador deve conseguir a confiança de seus entrevistados para gerar dados e insights.
Segundo KRUEGER e FRALEY( 2007), o grupo de foco, se constitui pela própria intenção de promover uma auto-revelação entre os participantes, ou seja, um conhecimento novo que eles próprios conheciam. O pesquisador deseja saber o que eles – seis ou oito