administraçao
Marcela Grubisich Menan1
Resumo: O presente artigo apresenta a definição da Comunicação Interna, suas estratégias e o que a falha na comunicação podem resultar numa organização. Apresenta também uma análise na visão dos colaboradores da empresa sobre o assunto, seus conhecimentos sobre Comunicação Interna, como esta pode afetar as estratégias e objetivos da empresa e qual sua importância. O método da pesquisa constitui-se de um questionário qualitativo aplicado a alguns colaboradores e foram abordados assuntos relacionados à Comunicação Interna como: motivação, relações interpessoais, ferramentas da comunicação da empresa, suas falhas e a apresentação de um modelo estratégico de comunicação de cada um dos entrevistados. A empresa pesquisada é uma Instituição Financeira muito conhecida e divulgada, uma multinacional, e foi realizada dentro de uma de suas agências. A apresentação dos resultados do questionário e suas recomendações foram baseadas nas respostas de cada colaborador da agência. A falta de motivação, de conhecimento e liderança fez com que os reflexos da pesquisa tornassem totalmente diferentes a opinião de qualquer pessoa que não está neste ambiente de trabalho, de forma negativa, dentro de uma organização de tamanho porte.
Palavras-chave: Comunicação Interna. Estratégias. Organização.
INTRODUÇÃO
No mundo das organizações, pessoas formam grupos para alcançarem objetivos comuns e atender às suas necessidades. Deste modo estabelecem uma cultura que impulsionam os indivíduos a agirem, interagirem e se organizarem dentro de uma empresa.
A interação entre as pessoas e as empresas é fundamental para estabelecer um bom relacionamento interno e, para evitar possíveis conflitos entre as diferenças de objetivos dentro da organização. É importante a conciliação de interesses das pessoas com os da empresa, para que ambos sejam sucedidos. Para isso acontecer a comunicação interna é