administraçao
A administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana, sua tarefa básica é fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Por isso toda organização precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com eficiência.
Em qualquer área, em qualquer ramo, a pessoa tem papel fundamental, pois elas trabalham em conjunto para atingir os objetivos traçados pela empresa.
Os avanços nos conhecimentos humano e tecnológico são importantes, mas serão insuficientes se o administrador não souber a melhor maneira de colocá-los em prática, se esses conhecimentos não forem transmitidos às pessoas, enfim, se os recursos não forem bem aplicados.
Existem 3 tipos de competências necessárias para que o administrador possa atuar com sucesso.
Competência técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio de experiência e educação.
Competência humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e principalmente liderar grupo de pessoas. competência conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa competência permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.
As teorias administrativas e seus enfoques, cada um deles surgiu e resolveu os problemas das empresas em determinados momentos na história. Esses enfoques ainda podem ser aplicados e cabe ao administrador conhecer cada um deles para sempre tomar as melhores decisões conforme as necessidades da empresa.
Cada enfoque não deve ser analisado separadamente, eles se relacionam e são influenciados uns pelos outros. O ideal é integrar cada um deles dentro da organização.
Cada nova situação faz