ADMINISTRAÇAO
Para Mc Cormack (1984) diz que o tempo em si – ou o passar do tempo – poderá representar o seu mais valioso aliado no processo de negociação. A ansiedade e o desejo de ver o negócio realizado levam a um comportamento hipercinético. O negociador necessita tempo para conhecer a outra parte, para obter informações, para negociar e precisa conhecer bem o seu tempo limite e, se possível, o tempo limite da outra parte.
Para Sergio Vieira de Mello (2003) a negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos .É utilizado quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuos ou quando desejam mudar as regras de uma acordo já existente .
Para Mattos (2003) a negociação é um instrumento eminentemente educacional ,seu exercício efetivo conduz ao desenvolvimento cultural , à qualidade dos relacionamentos humanos ,à medida das condições de vida negociadas ,aos esforços consentido, à cooperação espontânea e o trabalho como meio de auto-realização ,negociação é basicamente conversão ,significando a prática habitual do diálogo.
Segundo Freund (1992), adotar uma postura de negociação inflexível ou transmitir informações que parecem aumentar a influência revela-se medidas eficazes, desde que o outro lado acredite no que lhe é apresentado. A arma mais forte ao se dar informações é a verdade. Quando os fatos apresentados não são verdadeiros, a tarefa torna-se muito mais difícil, sem falar na ética.Com a finalidade de reduzir a complexidade de informações a serem consideradas em uma negociação, os gerentes devem estabelecer regras simplificadoras.
Aspectos de negociação na vida pessoal
1- Dê alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: negociação com familiares , com amigos, negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão