Sistema Reprodutor Masculino
(Sócrates).
Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino
As funções reprodutoras masculinas dividem-se em três grupos principais:
1ª – espermatogênese: formação dos espermatozoides
2ª – desempenho do ato sexual masculino
3ª – regulação das funções reprodutoras masculinas pelos hormônios
Espermatogênese
A espermatogênese ocorre em todos os túbulos seminíferos durante a vida sexual ativa como resultado da estimulação dos hormônios gonadotrópicos da hipófise. Esse processo começa em média aos 13 anos de idade e se prolonga por toda a vida.
Etapas da Espermatogênese
Os túbulos seminíferos contêm grande número de células chamadas espermatogônias, localizadas em duas a três camadas ao longo da borda externa da estrutura tubular. Essas células proliferam continuamente para manter seu número constante. Uma parte delas se diferencia por estágios definidos de desenvolvimento para formar os espermatozoides.
Na primeira etapa da espermatogênese, as espermatogônias primordiais localizadas na membrana basal do epitélio germinativo, chamadas de espermatogônias do tipo A, dividem-se quatro vezes para formar 16 células ligeiramente mais diferenciadas, as espermatogônias do tipo B.
As espermatogônias migram centralmente entre as células de Sertoli. Essas são células muito grandes, com envoltório citoplasmático disperso, que se estendem a partir das camadas das células das espermatogônias por todo o trajeto até a luz central do túbulo.
As membranas das células de Sertoli encontram-se intimamente aderidas uma às outras nas bases e porções laterais, formando uma barreira que impede a penetração, a partir dos capilares em volta dos túbulos, de grandes moléculas deproteína, como as imunoglobulinas, que poderiam interferir com o desenvolvimento adicional das espermatogônias a espermatozoides. No entanto, as espermatogônias destinadas a espermatozoides, penetram através desta barreira e