Lessig - [CompSoc]
39957 palavras
160 páginas
SEISc i b e r e s p a ç o s
EU DISSE PODEMOS DISTINGUIR A INTERNET A PARTIR DO CIBERESPAÇO.
Para FAZER A distinção de regulação que é o assunto desta parte, precisamos falar um pouco mais sobre esta distinção. A Internet é um meio de comunicação. As pessoas fazem coisas "sobre" a Internet. A maioria dessas coisas são triviais, mesmo se importante. As pessoas pagam as contas na Internet, fazem reservas em restaurantes. Eles recebem as suas notícias da Internet. Eles enviam as notícias para a família membros através de e-mail ou bate-papo IM. Estas utilizações são importantes no sentido de que elas afetam a economia e tornam a vida mais fácil e mais difícil para aqueles que utilizam a Internet. Mas elas não são importantes no sentido de que eles mudam como as pessoas vivem. É muito legal que você pode comprar livros com um clique na Amazon. Eu compro toneladas (talvez literalmente) de livros que eu não teria comprado. Mas minha vida não foi alterada por um único clique. Fez-se mais fácil e mais alfabetizada, mas nada de fundamentalmente diferente.
O ciberespaço, ao contrário, não se trata apenas de tornar a vida mais fácil. É sobre tornar a vida diferente, ou talvez melhor. Trata-se de fazer uma vida diferente.
Evoca, ou chama à vida, formas de interação que não eram possíveis antes. Não quero dizer que a interação é nova - sempre tivemos comunidades; essas comunidades sempre produziram algo parecido com o que eu vou descrever o ciberespaço ter produzido. Mas essas comunidades do ciberespaço criam uma diferença de grau que amadureceu em uma diferença em espécie. Existe algo único sobre as interações nesses espaços, e algo especial exclusivo sobre como eles são regulados.
A vida no ciberespaço é regulada principalmente através do código do ciberespaço. Não regulado no sentido da Parte I - meu ponto não é que o código faz com que seja fácil saber quem fez o quê para que penalidades possam ser impostas sobre aqueles que se comportaram