administraçao
Principais demonstrações financeiras
As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que fornecem na tomada de decisão nas empresas. São conhecidas também como demonstrações contábeis, e os demonstrativos mais importantes que mostram com clareza a situação da empresa são:
Balanço patrimonial
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados
Demonstração do resultado do exercício
Demonstração dos fluxos de caixa
Demonstração do valor adicionado (caso seja companhia aberta)
A Lei 6.404/76 conhecida como LEI DAS S.A, define que a empresa no final de cada exercício (período de 12 meses), deve elaborar as demonstrações financeiras com transparência.
Essas demonstrações variam de acordo com o tipo de constituição das Sociedades Empresariais, que seguindo o novo código, tem por objetivo e exercício de atividade econômica organizada para a produção de Bens e Serviços. Essas Sociedades Empresariais são dividas em dois grupos:
Sociedades Anônimas (S.A) – Tem seu capital dividido em partes iguais chamadas Ações e seus proprietários que geralmente em grande quantidade são chamados de Acionistas.
As Sociedades anônimas podem ter seu capital “aberto” ou “fechado”, sendo que as companhias abertas permitem que muitas pessoas tornem-se suas proprietárias pelo fato de disponibilizar suas ações no mercado, por intermédio de bolsas de valores ou outros órgãos. Já as companhias fechadas são propriedade de poucas pessoas.
Sociedades Limitadas (LTDA) – tem seu capital dividido em quotas e seus proprietários em pequeno número são chamados de Sócios.
Além dessas demonstrações são também exigidas Notas Explicativas, que completam essas demonstrações da LEI DAS S.A.
Notas Explicativas ( notas de rodapé) são informações adicionais destacadas na parte inferior da demonstrações contábeis.
Apresentação das demonstrações financeiras
Já vimos que a Lei 6.404/76 determina que no final de cada “exercício social” a diretoria da