historia da educaçaõ
Faz uma abordagem da origem da educação escolar no Brasil, a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica.
Contém um quadro explicativo sobre a linha cronológica da História da Educação, o período Jesuítico.
O objetivo é compreender e reconhecer as fragilidades e potencialidades, os avanços, retrocessos da nossa educação e pedagogia, assim, olhar crítico para futuro da educação, como educadores.
Por fim, fizemos uma pesquisa sobre a história de uma escola bastante representativa em nossa cidade, o Instituto Gay-lussac.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Nós somos seres históricos através de pensamentos fatos ou talvez problemas que enfrentamos no dia a dia. O passado nunca está morto porque ele sempre volta às raízes do presente não há um conceito de ser humano universal. Somos feito de tempo, pois através no passado construímos o presente até o nosso futuro. Transmitimos nossas culturas, conhecimento e tradições e damos continuidade a nossa geração, pois educadores têm que compreender os aspectos de continuidade e ruptura dos antecessores para agir intencional e intuitivo ao caso. Somos seres mutáveis que muda ao enfrentar os desafios da vida e da história.
Paul Claudel: O tempo e o sentido da vida.
A sociedade como produtora de conhecimentos deve preservar sua história e sua cultura, pois se entende que delas provem a atual identidade do povo. A reconstrução do passado só é possível através da memória, da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
A história da educação nos permite ver e observar que ao longo do tempo, várias culturas, assim como também a educação, através da evolução da