administraçao
De acordo com as características da profissão de administrador, seus especialistas podem atuar em qualquer ramo de atividade, incluindo indústrias, comércio, bancos, empresas de serviço, agrícolas, hospitais e assim por diante. Isso porque a essência da atividade são as funções organizacionais e administrativas de que todas as empresas precisam - a exemplo das tarefas fundamentais: planejar, organizar, dirigir ou coordenar e controlar.
As áreas de atividades consideradas mais específicas do administrador são: gerência administrativa de escritórios e da área de serviços administrativos de qualquer organização; atividades de organização e métodos administrativos em qualquer tipo de empresa ou instituição; atividades de assessoria organizacional também de forma ampla; atividades afins e semelhantes.
Competências técnicas (domínio de conhecimentos) As competências técnicas do administrador compõem-se essencialmente de técnicas de administração e organização. Incluem técnicas de gestão administrativa de estruturação organizacional, como organogramas, fluxogramas, layouts; definição de diretrizes, normas e procedimentos organizacionais; técnicas de análise, avaliação (diagnóstico) e estruturação organizacional; de administração de pessoal, abrangendo o domínio de sua legislação específica; e de administração de materiais, entre outros assuntos. A formação de administrador engloba as matérias: teorias organizacionais e de gestão empresarial; instituições de direito público e privado; administração de materiais;