Administraçao
Olá pessoal, antes de iniciarmos a nossa disciplina vou me apresentar para vocês: eu sou o Professor Marcelo Caldeira Viegas, Graduado em Engenharia Química pela UEM (1996), Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP (1999) e Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP (2003), atuo há nove anos como pesquisador de uma empresa multinacional, onde sempre utilizei a Estatística como ferramenta fundamental para execução do meu trabalho e tomada de decisões estratégicas, além de atuar também como professor em cursos de Pós-Graduação da UNOPAR na área de Gestão da Qualidade.
Como temos muito trabalho pela frente, proponho para você muito estudo durante esta disciplina, a qual passamos a apresentar em seguida.
Estatística Aplicada à Gestão Empresarial
É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística.
Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas.
No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz.
A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar uma empresa. A Estatística