Administraçao de marketing
ITRODUÇÃO
O marketing é uma função organizacional responsável pela identificação e conhecimento do mercado consumidor, que tem como finalidade a adaptação das ofertas de produtos e/ou serviços de acordo com as necessidades desse mercado-alvo. Mas para atingir os objetivos e desenvolver as atividades, o profissional de marketing precisa estudar e compreender outros campos do saber, que estão intimamente ligados com as estratégias de marketing. Nesse sentido, podemos relacionar:
1 Psicologia
Identificar as expectativas psicológicas das pessoas torna-se fundamental numa estratégia de comunicação e vendas de qualquer empresa.
Para alguns tipos de produtos, as empresas precisam identificar o que nós chamamos de papéis de compra de quem realmente tem maior influência na decisão de compra de um produto. Existe o iniciador, que dá a ideia da aquisição do produto, o influenciador, cujas opiniões podem influenciar positiva ou negativamente na decisão da compra.
Quaisquer decisões sobre criação, lançamento, canais de vendas, propaganda, merchandising, pós-vendas e outras ações sobre o mercado, dependerão, entre outras coisas, de uma prévia análise do perfil psicológico dos potenciais clientes.
A Influência da Psicologia no Marketing
Uma das coisas que mais precisam ser valorizadas pelos profissionais de marketing são os aspectos psicológicos que movem os clientes a se decidirem ou não em adquirir um determinado produto ou serviço. O marketing utiliza-se bastante das teorias do comportamento humano como forma de buscar um melhor entendimento sobre como e por que os clientes compram.
Grande parte do comércio varejista é movimentado pelas chamas das compras por impulso. São aquelas aquisições que os clientes fazem baseadas em iniciativas momentâneas, normalmente não planejadas, em que os desejos dos clientes pelos produtos ou serviços são aguçados por apelos efetuados nos