Administradores brasileiros
De forma complementar, outros estudos tem procurado identificar quais são os comportamentos e as atitudes características dos administradores brasileiros que definiriam um estilo de gestão nacional. As fragilidades e limitações apontadas no modelo de gestão brasileiro, como a impunidade e o paternalismo, a preferência por estilos autocráticos de liderança e controle, a aversão ao risco ou o foco imediatista da gestão.
No entanto, a administração é, por excelência, uma prática voltada para mudança e para a transformação. Mesmo em contextos de adversidade cultural, existem administradores aptos a guiar suas organizações com eficácia e eficiência, e os brasileiros demonstram isso.
Perfil das empresas brasileiras
O ambiente organizacional brasileiro é muito peculiar e apresenta diversos obstáculos à criação e á sustentação de negócios,dentro os quais se destacam:
1. Elevada carga tributária
2. Elevadas custos de financiamento
3. Burocracia ineficaz
4. Produtividade reduzida
Atualmente, há mais de 10 milhões de pequenas empresas ou negócios informais no Brasil, que são responsáveis por 13,9 milhões de postos de trabalho e por 18,4% do PIB do brasileiro. Quanto à dimensão, 98,3% dessas empresas são de micro e pequeno portes, empregando 18,4 milhões de pessoas e sendo responsável por 20% do PIB e 1,3% das exportações brasileiras.
Um fato característico do tecido empresarial brasileiro é a concentração das maiores empresas na região Sudeste – em São Paulo, no Rio de Janeiro ,em Minas gerias e no Espírito Santo.Essas quatro estados concentram 753 das mil maiores empresas brasileiras e 74,5% da receita liquida.
Perfil das empresas brasileiras
Estudo Do Sebrae e IBGE : Existem no Brasil cerca de 5.2 milhões de empresas formais e mais de 10 milhões de empresas informais.As empresas formais empregam aproximadamente um total de 46,7 milhões de pessoas.
As empresas informais empregam aproximadamente 14 milhões