administrador
Data: _____ /_____ /______ Sala:___________ Turno:______________________________
Professor(a): ________________________________________________________________ TEXTO A
Escolas e hospitais
"A Copa será uma grande oportunidade para acelerar o crescimento e fundamental para o desenvolvimento do nosso Brasil", disse, em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dando o tom da grande expectativa sobre o papel que o torneio em junho/julho de 2014 poderia ter no país.
Mas a visão de que o evento possa estimular o crescimento ou o desenvolvimento de um país é questionada pelos autores de um livro que analisa o futebol em números e fala sobre o impacto de grandes eventos esportivos sobre a economia de nações que as sediaram.
"A ideia de que a Copa vai impulsionar a economia é um mito", disse à BBC Brasil o jornalista britânico Simon Kuper, autor de Soccernomics, escrito em parceria com o economista britânico Stefan Szymanski. "Sediar uma Copa do Mundo não traz nenhum legado econômico. Se você quer impulsionar a economia com o dinheiro do povo, que paga impostos, é melhor investir em escolas e hospitais", disse Kuper.
Renata Mendonça
Da BBC Brasil em São Paulo
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140109_legado_copa_rm.shtml Publicado em 10 de janeiro de 2014).
TEXTO B
Ronaldo defende a Copa do Mundo no Brasil
Em meio aos protestos que acontecem no Brasil contra os gastos com a Copa do Mundo, o ex-atacante Ronaldo defendeu Mundial de 2014 no Brasil.
"A Copa é uma incrível oportunidade para o Brasil. Chance de atrair atenção, investimento, turismo e mais mil coisas. Mas isso não obriga a deixar de investir em questões sociais prioritárias como saúde, educação, transporte, segurança e etc", afirmou ele.
O ex-jogador também comentou que não é responsável pelo dinheiro público em sua conta nas