América Francesa
No século XVI, a França ainda se encontrava mergulhada em graves problemas internos, o que retardou sua presença efetiva no Novo Mundo. Esse atraso é justificado por uma série de disputas internas (principalmente em torno da formação do Estado Absolutista), o que dificultou o desenvolvimento capitalista no país.
“Essas disputas aconteciam entra a Coroa e os Burgueses, sendo que no mesmo período também ocorreram inúmeras guerras civis de caráter religioso, provocadas pela expansão do protestantismo no país.”
Slide 2: AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE COLONIZAÇÃO (Isabela) Entre os séculos XVI e XVII, as tentativas de ocupação de áreas de colonização ibérica foram severamente repreendidas. Uma das primeiras expedições aconteceu durante o reinado de Francisco I, com o veneziano Verrazano e com Jacques Cartier, que abordou as terras ao norte da América, região denominada Canadá e posteriormente na Flórida, de onde foram expulsos pelos espanhóis. “Assim como os portugueses e os espanhóis, os primeiros exploradores franceses que chegaram à região buscavam rotas paras as Índias e jazidas de metais preciosos. Durante o século XVI também houve algumas expedições, na maioria, de piratas e corsários que se dedicavam ao ataque e ao saque de posses portuguesas e espanholas.”
Slide 3: FRANÇA ANTÁRTIDA (Isadora)
Em 1555, a primeira tentativa de ocupação colonial francesa atingiu uma pequena parcela do litoral fluminense. Nessa região criaram a chamada França Antártica, onde vários calvinistas franceses estabeleceram relações amistosas com a população nativa e empreenderam atividades de extração madeireira. Ao mesmo tempo, tinham interesse em fundar uma base naval fortemente armada que garantiria a dominação francesa na região e atacaria as preciosas embarcações mercantis lusitanas.
“O principal interesse dos franceses era a madeira, porém também levavam animais silvestres, plumas e plantas medicinais. Em troca os franceses deixavam com os