a colonizaçao da america inglesa e francesa
Migração inglesa para a América.
Contexto Histórico ( A tardia expansão colonial Inglesa e o crescimento urbano na Inglaterra)
Ao contrário dos países ibéricos, Inglaterra se inseriu efetivamente na corrida pela conquista colonial somente no final do século XVI, entre os séculos XV e XVI, a Dinastia Tudor, notadamente com Henrique VIII e Elisabeth I , consolidou o poder real instituindo o Absolutismo inglês.
A dinastia Tudor se aliou a grupos mercantis, privilegiando-os por meio de sua política mercantilista, que destinou grande incentivo ao comercio exterior e ao desenvolvimento da construção naval inglesa.
Ao introduzir a reforma religiosa, esta dinastia, provocou um clima de grande instabilidade religiosa. Inúmeros grupos católicos tentaram reagir à Reforma e, ao mesmo tempo, surgiram diversas seitas protestantes. Conflitos e perseguições tornaram-se comuns.
As populações camponesas, por sua vez, foram expulsas de suas terras em função da política dos cercamentos (enclouseres) e da alta dos preços. Os cercamentos puseram ao fim às terras comuns e, por conseguinte, impuseram o êxodo aos camponeses, que terminaram formando os indigentes amontoados na cidade.
Os peregrinos de Mayflower (Jennie Augusta Browncombe (1850-1936)-'the first Thanksgivig' Plymouth (Ma)-Pilgrim Hall Museum) Robert Walter Weir (1803-1829)-'embarkation of the Pilgrims at Delft Haven(Holland) July 22nd 1620'-oil on canvas-1843 Washington (DC)-Capitol Rotunda endo biblia
Os colonizadores britânicos da América, foram, em geral, pessoas que fugiam das perseguições religiosas e da marginalização urbana decorrente do êxodo rural. Em 1620, algumas famílias protestantes chegaram a América do norte a bordo do navio Mayflower. Antes de desembarcar, fizeram um acordo de respeito mútuo e liberdade, a chamada “Declaração do Mayflower”, que garantia a liberdade de culto no novo território.
Os grupos religiosos perseguidos encontraram na América do