anidridos
Propriedades
Físicas
As moléculas dos anidridos são polares mas não fazem ligações ponte de hidrogênio, assim sendo possuem ponto de fusão e ponto de ebulição mais baixos que os dos álcoois e dos ácidos carboxílicos correspondentes. São mais densos que a água e pouco solúveis nela, sendo no entanto mais solúveis em solventes orgânicos. Os anidridos de baixo peso molecular são líquidos de cheiro irritante e forte.
Químicas
Os anidridos acíclicos reagem com álcoois formando ésteres e o ácido correspondente e com amoníaco formando amida e sal orgânico de amônio.
Nomenclatura
A nomenclatura oficial dos anidridos, segundo a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), é feita baseada no ácido do qual ele foi formado, ou seja, troca-se a palavra “ácido” por “anidrido”. Por exemplo, no caso mostrado acima, o ácido de origem foi o ácido etanoico ou ácido acético, assim o anidrido resultante foi o anidrido etanoico ou anidrido acético.
A estrutura dessa nomenclatura é a seguinte:
Nomenclatura oficial IUPAC: anidrido + prefixo + infixo + óico
Nomenclatura oficial dos anidridos.
Grupo funcional
ANIDRIDO; São compostos que apresentam o seguinte grupo funcional:
Obs.: Os anidridos são considerados como derivados dos ácidos carboxílicos;
Nos anidridos com cadeias carbônicas iguais, deve-se mencionar o nome do ácido correspondente, precedido da palavra ANIDRIDO;
Quando o anidrido possuir cadeias diferentes deve-se escrever primeiro o nome do menor ácido existente;
Aplicações dos Anidridos
Dentre os anidridos mais importantes destacam-se o anidrido acético e o anidrido ftálico. O anidrido acético é usado principalmente em:
Reações de acetilação (síntese de aspirina, acetato de celulose etc.)
Produção de filmes fotográficos
Fabricação de fibras têxteis O anidrido ftálico é usado principalmente em:
Fabricação de resinas e plastificantes
Síntese da fenolftaleína e outros corantes