Administrador em organizações do terceiro setor
* Vanauey Ferreira Vieira
Resumo
Mesmo com o número de desempregados relativamente estável, o número de administradores com carteira assinada, caiu de
2003 para 2006. O aumento na quantidade de cursos de administração reflete diretamente na redução das possibilidades de empregar os administradores. Uma alternativa para esta realidade está no terceiro setor, que tem crescido consideravelmente e movimenta os recursos equivalentes a 8% do PIB mundial. Diretamente ligado a este crescimento do setor está o crescimento do mercado de trabalho na área, e a necessidade de profissionalizar a gestão deste novo “segmento”, o que favorece o Administrador, por sua formação e princípios; Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Aliado a esta oportunidade, o terceiro setor oferece a possibilidade de uma carreira e remuneração para o Administrador, compatível com o mercado de trabalho de trabalho.
Introdução
Todo estudante ao se formar, quando não está atuando no mercado de trabalho, tem a preocupação de conseguir um emprego. O profissional de Administração, não é diferente.
Recém saído da faculdade, o novo Administrador se pergunta; qual setor atuar? Onde está o mercado emergente?
Será que existe emprego?
Segundo pesquisa feita em 2006 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o Administrador, está alocado principalmente nas áreas de Consultoria, Indústria e Comércio Varejista respectivamente.
Hoje, ao contrário do que se imagina, o índice de desemprego é estável, mas apesar de não apresentar modificações significativas no que tange ao quantitativo de desocupados (pessoas que se declaram desempregados, mas estão em busca de um trabalho), segundo os Indicadores do IBGE (2007), com o mercado de trabalho concorrido, é necessária a capacitação e o descobrimento de novas oportunidades de trabalho.
Esta realidade está refletida na pesquisa feita pelo Conselho Federal de Administração – CFA (2006), onde o número