administração 3 setor
Alex Sander da Silva Albuquerque*1
Hudson Edson Soares*
Ludmilla de Oliveira Peixoto*
Sabrina de Souza*
RESUMO
As Organizações Não Governamentais no Brasil surgiram através de movimentos sociais, protestos contra a esfera política e econômica na década de 70 e 80. A partir desses movimentos foram criadas as ONGs com a preocupação de ajudar as pessoas menos favorecidas. Essas entidades hoje atuam com mais autonomia, menos politizadas e mais empresariais. As organizações não governamentais têm como objetivo criar projetos e atividades junto a sociedade, onde essas causam mudanças a longo prazo. Esse planejamento é executado por um profissional capaz de inserir técnicas administrativas na entidade. A maioria das pessoas que trabalham nessas organizações sem fins lucrativos são voluntárias, não recebem salários para desempenhar suas tarefas, sendo ajudar o próximo a sua maior motivação. Palavras-chave: Captação de recursos; Terceiro Setor; Administrador.
INTRODUÇÃO
A partir da redemocratização após a derrubada do regime militar surgiu uma série de entidades com a finalidade de preencher a lacuna deixada pelo governo pós regime.
Concentrando esforços na cidadania, criaram-se as entidades sem fins lucrativos ou organizações não governamentais voltadas para questões de interesse público capazes de formular, monitorar e executar projetos sociais.
Com a criação destas organizações surgiu a necessidade de um profissional capaz de administrar as mesmas de forma integra e eficaz. Ele organizará todo processo estrutural e funcional da instituição considerando que estas instituições não têm como visão o lucro e sim o projeto a qual foram criadas, mas também precisam arrecadar recursos para se manter de maneira sustentável economicamente. Essa arrecadação precisa ter um planejamento antecipado executado pelo profissional responsável: o administrador do terceiro setor.
1 HISTÓRICO
No inicio da