Administracao
Na administração, a decisão é um entre quatro elementos importantes da teoria administrativa, e há diferentes níveis de tomada de decisão:
• Teoria clássica da decisão: que seria uma decisão racional baseada nas evidências, argumentos lógicos e raciocínio, isto é, uma forma mais lógica de se pensar.
- modelo prescritivo de tomada de decisão; é um modelo que determina o comportamento de um indivíduo para se atingir um resultado desejado, contendo técnicas específicas, procedimentos e processos que conduzirão um processo decisório mais acurado e eficiente.
- modelo descritivo de tomada de decisão: é uma decisão tomada através de fatores comportamentais de um indivíduo e os fatores que ocorrem ao seu redor.
• Modelo econômico-racional: seria além de um processo racional, teria que ter bases que aumentam a probabilidade de atingir um resultado almejado.
De fato então, abordamos que os modelos de tomada de decisão nos fazem crer que pessoas tendem a tomar decisões "razoavelmente boas" e não ideais.
Entretanto, estes são modelos tradicionais de tomada de decisão, e todos devemos pensar os administradores devem sempre ir um pouco além.
CONCLUSÃO
Conclui que neste capítulo, Administração e Processo Decisório nas Organizações, tem em comum a relação e clareza que administrar é decidir. Pois todo administrador tem como característica o conceito de decisão.
Nas organizações ou até mesmo no que chamamos de vida pessoal, decidir é um ato corriqueiro, onde uma decisão pode transparecer para o longo de uma vida ou de uma organização.
Foram abordados três modelos ao longo deste capítulo, onde neles tem em comum eficiência e obtenção de melhores resultados pelo decidido.
O conhecimento específico destes modelos contribui a uma decisão coesa e satisfatória limitando fraquezas e arrependimento. É necessária também abordagem intuitiva, pois, acreditar na intuição é acreditar em si