administracao
HISTÓRICO
Em 1668, o capitão-mor da capitania de Paranaguá, Gabriel de Lara, doou uma sesmaria a Domingues Rodrigues da Cunha e mais outras duas sesmarias e seus filhos, Luis Rodrigues Velho e Garcia Rodrigues Velho, na região onde hoje se localiza o Município de Araucária.
Estes pioneiros fundaram ali um pequeno povoado que recebeu a denominação de Tindiquera e que teve como seus primeiros habitantes o médico Pascoal Fernandes Leite e o Capitão Manoel Picam de Carvalho.
Segundo consta, o rápido crescimento do povoado deve-se a família Maia, muito numerosa e que residindo em Curitiba, viviam constante lutas contra o governo e seus vizinhos sendo, por isso obrigada a muda-se para um lugar mais afastado, tendo escolhido esse novo povoado para se estabelecer.
Em 1855 a povoação foi elevada á Freguesia com a denominação de Nossa Senhora dos Remédios do Yguassú.
A partir de 1876, a localidade teve notável progresso com a chegada de imigrantes europeus, principalmente poloneses, russo e alemães, que ali se estabeleceram.
Em 1890, foi criado o município com o nome Araucária.
O nome de Araucária provém do grande número de pinheiros (araucárias) existentes na região.
Gentílico: araucariano ou araucariense.
ECONOMIA
A exploração de madeira iniciou-se na freguesia do Iguaçu a parti do século XIX, até a década de 1930 quando entra em crise pela desnatação das reservas. Os moradores de Araucária ainda se dedicaram á exploração da erva-marte até a década de 1940, quando houve o declínio das exportações para argentina, que se tornou autossuficiente.
O crescimento econômico da região proporcionou a abertura do mercado para outras atividades geradoras de emprego para a população como olarias, cerâmicas, moinhos etc.
Em 1973 com a criação do CIAR ( centro industrial de araucária), ocorreu um crescimento bastante acentuado e uma inversão no quadro populacional, econômico e social do Município, em