ADMINISTRACAO SUSTENTAVEL
ADMINISTRAÇÃO SUSTENTÁVEL COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO DA
“HERANÇA” ÀS FUTURAS GERAÇÕES ¹
Antonio Cloves Silva ²
Resumo
Em meio à globalização que passa o mundo, organizações são mais cosmopolitas, isto é, estão em mais lugares e como conseqüência mais mercados consumidores.
Algumas têm seu parque fabril no país onde extrai a matéria-prima. O consumo desenfreado de recursos naturais, a utilização de energia não renovável e a vertiginosa produção de lixo compõem um cenário nada otimista no futuro. A administração começa a se preocupar com as pessoas e o meio integrante.
Administrar sustentavelmente, mais que um desafio, se torna imprescindível às futuras gerações. Com uma pesquisa, quanto aos fins, explicativa e descritiva; quanto aos meios, bibliográfica e baseada no método dialético. O uso racional dos recursos naturais, a adoção dos 3R's e da reciclagem, bem como a utilização de energia renovável são meios de administrar sustentavelmente. Administração sustentável reflete o tripé: ambiental (planeta); social (dignidade humana) e financeiro (prosperidade). Cumpre-se a responsabilidade ambiental e social.
Palavras Chave: Globalização; Administração Sustentável; Futuras Gerações
1 – Artigo apresentado no VI Conbrad – Congresso Brasileiro de Administração, em 2009, na cidade de Maringá, Paraná.
2 – Aluno do 7º período do curso de graduação em Administração da UEMA – Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: ant_cloves@yahoo.com.br
2
1. Introdução
A globalização é um fator determinístico na economia mundial. Afeta intimamente as organizações tornando-as acentuadamente cosmopolitas, isto é, presentes em muitos países e continentes. É o caso de algumas companhias globais. O objetivo dessa vertiginosa presença em múltiplos lugares é para conquistar e manter novos mercados consumidores. Fica evidente a importância que as organizações tem em construir o parque fabril nesses lugares para minimizar custos e maximizar lucros.
Desta forma, ocorre o consumo desenfreado