administracao orçamentaria
Masakazu Hoji
9 edição
pags 41 á 67
Integrantes: Carolina Jonishi
Emerson Ricardo Jr
Fernando Mendes
Conceitos Financeiros Inflação e juros
3.1 Inflação
3.1.1 Conceito de inflação
A inflação pode ser definida de forma simples, como o aumento generalizado de preços, que provoca a redução do poder aquisitivo da moeda, isto é, com a mesma quantidade de unidade monetária (dinheiro) passa-se a comprar menos quantidade de produtos e serviços. Quando ocorre a redução generalizada de preços, esse fenômeno chama-se inflação.
3.1.2 Número – Índice
O número índice é utilizado em diversas áreas, tais como em demografia, economia e finanças. Em demografia, ele é utilizado para mensurar o crescimento populacional, taxa de natalidade etc, em economia, é empregado para mensurar variações no nível de produção, emprego, consumo, etc, em finanças o número índice é bastante utilizado para acumular taxas de juros periódicas.
3.1.3 Índices de Inflação
Os índices de preços medem variação de preços, com diferentes finalidades. Alguns índices são apresentados a seguir :
IGP-DI (índice geral de preços) O igp-di é obtido pela média aritmética ponderada de outros três índices: IPA IPC e INCC.
3.2 Juros
3.2.1 Introdução
O governo utiliza a taxa de juro como instrumento de politica econômica e monetária para controlar o nível de propensão ao consumo e incentivar a poupança. Em suma, o juro pode ser estendido como remuneração ao capital. A taxa de juro é determinada no mercado financeiro, basicamente, em função da oferta e procura de recursos financeiros. Porém, quanto maior for à incerteza do retorno do capital investido, maior devera ser a taxa de juro. Os seguintes termos são frequentemente utilizados em uma operação financeira.