Administra O Por Objetivos
Origens
A administração por objetivos ou por resultados constitui um modelo administrativo bastante difundido e plenamente identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. O seu aparecimento é recente, de 1954 e caracteriza pela primeira vez a Administração por objetivos.
A APO surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. Inicialmente constituiu-se em um critério financeiro de avaliação e controle.
Foi então que começaram a surgir as ideias de descentralização e de administração por resultados.
Características da APO
A APO é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretendem chegar.
APO é um processo pelo qual os gerentes, superior e subordinados, de uma organização identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e usam esses objetivos como guias para a operação dos negócios.
É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento a par da necessidade do gerente de contribuir para o seu próprio desenvolvimento.
Características Principais:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais
4. Ênfase na mensuração e no controle dos resultados
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos
6. Participação atuante das gerências
7. Apoio intensivo do staff
Fixação de Objetivos
A administração por objetivos é um modelo de administração por meio do qual todas as gerências de uma organização estabelece com metas para suas administrações, no início de cada período ou