Administra o por Objetivo
O termo Administração por Objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management.
Conceito; É um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionários desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam. A APO implica uma técnica sistemática de gerência com forte ênfase colocada no planejamento e no controle. Técnica participativa de planejamento e avaliação, através da qual os superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários. Estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, num determinado período de tempo e em termos quantitativos, dimensionado as respectivas contribuições (metas). E acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias.
Processo;
1. Estabelecimento de metas e objetivos organizacionais: Objetivos desafiadores, justos e consistentes são o ponto de partida para o ciclo da APO. Os objetivos devem ser postos por escrito, para posterior acompanhamento. 2. Desenvolvimento do plano de ação: Alternativas de ação para os objetivos estabelecidos participativamente, que conclui a fase do planejamento da APO.
3. Revisão periódica : Monitoramento do desempenho, por meio de reuniões entre o gerente e seu pessoal, em intervalos de três, seis e nove meses, para a confirmação ou reavaliação e mesmo alteração dos objetivos. 4. Avaliação de desempenho – verificação, após cada período de um ano de estabelecimento das metas, do ponto de vista “ previsto x realizado”.
Vantagens da APO;
Concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional;
1. Identifica progresso das áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; 2. Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; 3. Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades; 4. Identifica onde mudanças são necessárias e