ADMINISTRA O ESTRAT GICA ADMINISTRA O DE RECURSOS HUMANOS
São Paulo
2015
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Procurar responder à questão: a gestão de Recursos Humanos na organização Y é compatível com os atuais paradigmas dessa área de gestão, considerados mais estratégicos? Para realização desta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, através do estudo de caso. Os dados primários foram obtidos através de entrevistas informais e dados secundários foram obtidos através da análise de informações e documentos disponibilizados no site da organização e também da observação direta da rotina organizacional. Os resultados alcançados indicam que, apesar da organização utilizar a denominação “administração estratégica de Recursos Humanos”, apresenta uma abordagem voltada para a administração dos aspectos legais e operacionais da área. As práticas de recursos humanos encontram-se desintegradas e algumas inexistem dentro de uma perspectiva sistêmica (plano de carreira e treinamento). O artigo registra diversas propostas para que a organização analisada tenha uma gestão de recursos humanos mais estratégica. Acredita-se que se a organização adotar algumas das melhorias propostas neste artigo estará caminhando rumo à modernização de sua gestão e inserindo-se no novo contexto da nova gestão pública.
O meio envolvente das organizações é atualmente caracterizado por constantes mudanças que afetam a dinâmica organizacional, isto é, que exercem uma influência direta na estratégia da organização e nos seus objetivos.
A globalização e a abertura dos mercados mundiais tornam a competitividade mais aguerrida, com notória ênfase na redução de custos, na melhoria da qualidade, no aumento de produtividade, na inovação e conhecimento, redução dos ciclos de vida dos produtos/serviços entre outras especificidades.
O resultado nos últimos anos tem sido a implementação de uma cultura