Administra O Da Produ O
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
São Luís-MA
MAIO/2014
LUCIANO DE JESUS SANTOS CRUZ CPD: 10201
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Atividade de Avaliação apresentada em cumprimento das exigências da disciplina ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO do curso de Administração.
São Luís-MA
MAIO/2014
“SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO”
O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão após a década de 50, devido à necessidade das empresas japonesas manterem-se vivas no mercado de automóveis. O sistema foi criado por membros da família Toyoda e foi baseada nas técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor. A ideia inicial de Toyoda era superar a indústria americana em três anos ou a indústria japonesa não sobreviveria, pois o trabalhador americano produzia noves vezes mais que o japonês, devido ao método de produção em massa que não era utilizado nas indústrias do Japão devido às baixas demandas e os altos tempos de setup.
O Japão foi o berço da automação flexível, pois apresentava um cenário diferente do dos Estados Unidos e da Europa: um pequeno mercado consumidor, capital e matéria-prima escassa, e grande disponibilidade de mão-de-obra não especializada, impossibilitavam a solução taylorista-fordista de produção em massa. A resposta foi o aumento na produtividade na fabricação de pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos, voltados para o mercado externo, de modo a gerar divisas tanto para a obtenção de matérias-primas e alimentos, quanto para importar os equipamentos e bens de capital necessários para a sua reconstrução pós-guerra e para o desenvolvimento da própria industrialização.
O Sistema Toyota de Produção possui dois princípios, que são respectivamente: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade. O princípio de eliminação de desperdícios era aplicado à fábrica, constitui a produção enxuta, também conhecida como lean production, consiste em fabricar com o máximo de economia de recursos. O princípio da