Administra O Aula 3
Curso: Engenharia Civil
Profa. Valdinéia
Disciplina: Administração
Aula 3
TEORIA COMPORTAMENTAL
Também conhecida como Teoria behaviorista, se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, a fonte de suas idéias é o livro de Hebert Alexander Simon, “O Comportamento Administrativo”, publicado em 1947.
Apesar de ser uma consequência da Teoria das Relações Humanas, traz muitas críticas à esta.
Aborda as ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.
Suas características são:
1.
2.
3.
ênfase nas pessoas; preocupação com o comportamento organizacional; estudo do comportamento humano;
E para entender o comportamento organizacional, é necessário apreender sobre o comportamento individual, principalmente no campo da motivação.
Os behavioristas defendiam a ideia de que a partir do momento que se toma conhecimento das necessidades humanas, pode-se melhorar a qualidade do trabalho.
Quem foram estes estudiosos do comportamento humano??
Abraham Maslow (1908- 1970) psicólogo americano
Parte do princípio de que a motivação surge de um conjunto de necessidades que estão dispostas na forma de uma hierarquia de importância, que pode ser visualizada como uma pirâmide.
Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização). Para este estudioso, quando as necessidades de primeiro nível são satisfeitas, o ser humano segue para o próximo nível, e assim, movendo-se em direção à necessidade do topo.
Tudo isso pode ser visto em uma empresa, na qual o indivíduo é dominado pela procura de segurança quando ocorre alguma ação administrativa arbitrária ou uma decisão incoerente.
As necessidades sociais, como a procura de associação, participação, aceitação, amor etc.,
Em seguida vêm as