Adm sociais
1 INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS
A Administração recebeu enorme influência da Filosofia. Durante os séculos que vão da Antigüidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que nada tinham a ver com problemas administrativos.
É com Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês, considerado o fundador da Lógica Moderna, baseada no método experimental e indutivo, que vamos encontrar alguma preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Bacon antecipou-se ao princípio do conhecido em Administração como "princípio da prevalência do principal sobre o acessório".
Em seguida seguiram-se: René Descartes (1596-150), com o denominado Método Cartesiano; Thomas Hobbes (1588-1679), com a teoria da origem contratualista do Estado; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), desenvolvendo a teria do Contrato Social; Karl Marx (1818-1883) e seu parceiro Friedrich Engels (1820-1895), que propõem uma teoria da origem econômica do Estado.
Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a Administração de receber contribuições e influências, uma vez que o campo de estudo filosófico se afasta enorrmemente dos problemas organizacionais.
2 INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA