Resenha do livro: ciências sociais:
Para aprender e viver Cap. 1 “Cultura”.
Quando falamos em cultura, imediatamente relacionamos à educação, conhecimentos e etc. Quando vamos relacionar cultura, a uma pessoa logo buscamos seu grau de instrução para assim avaliarmos seu nível cultural. No texto “Cultura”, essas ideias caem por terra.
É falso associar cultura com acumulo de conhecimento, já que qualquer individuo que faça parte de uma determinada sociedade e que compartilhe com demais membros desta mesma sociedade valores, crenças, costumes, hábitos alimentares, gostos musicais, etc. possui cultura.
Para o antropólogo Tylor, cultura “inclui ideias, valores, manifestações artísticas de todo tipo, crenças ,instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho ,tipos de vestuário ,alimentação ,construções ,animas domésticos, plantas desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo homem etc.”
Não nascemos com esses hábitos: eles nos foram passados através do processo de socialização. A cultura é transmitida por herança sócia l, portanto ela não é transmitida por herança genética, não é determinada biologicamente como cor dos olhos, cabelos e etc.
A pesquisadora Ângela Maria Freire de Lima e Souza, em uma pesquisa.
“ Identidades de gênero e determinismo biológico: percepções de estudantes de graduação” mostraram o quanto há explicações biológicas para o comportamento sociais está presente nas visões e percepções dos indivíduos, para esses estudantes, os diferentes papéis desempenhados por homens e mulheres não seriam uma construção social ou seja, fruto do processo de socialização ,mas sim determinados biologicamente.
Portanto, a cultura determina a forma como os membros de uma determinada sociedade enxergam o mundo e, já que no mundo, existem diferentes culturas, temos diferentes visões de mundo nas diferentes sociedades existentes.
O mundo é marcado pela diversidade cultural. Ainda assim a humanidade se comporta preconceituosa,