Adm.pdf
Microeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Em outras palavras, a microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia — consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares etc. — agem e reagem umas sobre as outras (SANDRONI, 1999, p. 388).
AGREGADOS MACROECONÔMICOS:
O produto nacional, como destaca Vasconcellos (2005, p. 209), é dividido em dois tipos de bens: a) os chamados bens de consumo (consumidos com um fim em si mesmos); b) os chamados bens de investimentos (não consumidos; eles fazem parte do processo produtivo e têm como objetivo aumentar a produção e a riqueza).
Assim, o investimento é uma variável de grande importância para se entender a dinâmica de uma economia. O investimento pode ser definido como o gasto em bens que objetivem aumentar a capacidade de produção de uma economia.
O investimento é igual ao gasto realizado em bens de capital mais a variação de estoques. Vale destacar que o investimento realizado na ampliação dos chamados bens de capital é comumente conhecido por formação bruta de capital fixo (FBKF).
I = Ibk + rE
Onde:
I = investimento
Ibk = gasto de bens de capital rE = variação de estoques152
Chamamos atenção, também, para o conceito de