Adm financeira
Resumo Amostragem
A Amostragem consiste em um processo pelo qual se obtém informações de um todo (população), com base examinando apenas uma parte do mesmo (amostra). É utilizada na avaliação de grandezas desconhecidas da população, auxilia a verificar diferentes observações entre duas ou mais amostras.
O objetivo maior da amostragem é determinar meios e métodos para estudar a população através de amostras, assim quando realizamos uma pesquisa para obtermos informações a partir das amostras e tentamos atingir a população estamos realizando uma inferência.
Analisando uma boa amostra chega-se a resultados que podem ser imputados a toda população, lembro que toda amostra é sempre finita ou seja todos seus elementos terão que ser examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado, os elementos amostrais podem ser simples ou coletivos.
Basicamente podemos citar dois tipos de amostragem:
• Probabilístico: Procedimento em que todos os elementos da população tem uma probabilidade conhecida e superior a zero de integrar a amostra. • Não Probabilístico: Caracteriza-se por não ser possível assegurar que sejam representativas de toda a população, ou seja, não podemos determinar sua dimensão, de modo a reduzir o erro, nem inferir o grau de confiança para os parâmetros da população que nos interessam.
Os principais esquemas amostrais que estão ligados a amostragem probabilísticos são:
• Amostragem aleatória simples: Todos os elementos da população tem a mesma tem a mesma probabilidade de pertencerem a mesma amostra. • Amostragem Sistemática: A seleção é feita por uma regra ou um teste padrão aplicado a população. • Amostragem Estratificada: Selecionam-se aleatoriamente os grupos em vez dos indivíduos. • Amostragem por Conglomerados: Nada mais é do que um subgrupo da população, ou seja, individualmente os elementos o compões são muito heterogêneos entre si, esse tipo de amostragem tem