adm estrategia
DANIEL SOUSA BARBOSA
DERMEVAL ANDRADE
EXPO ESTRATÉGIA E MERCADO – MODELO PORTER
GOVERNADOR MANGABEIRA - BA
Novembro – 2013
COSME NASCIMENTO DOS SANTOS
DANIEL SOUSA BARBOSA
DERMEVAL ANDRADE
EXPO ESTRATÉGIA E MERCADO – MODELO PORTER
Trabalho apresentando ás disciplinas de administração das organizações e administração Estratégica, como forma de avaliação parcial do 2ª Bimestre
Professor: Lucas Almeida João Casas
GOVERNADOR MANGABEIRA – BA
Novembro – 2013
INTRODUÇÂO
Com a globalização veio o aumento da competitividade das empresas, assim é necessário propor adequações para lidar, com as mudanças que este processo exigem das organizações. Para se alcançar adequações demandadas da gestão organizacional, faz-se necessário a adoção de uma visão holística.
Partindo do pressuposto que uma organização é um sistema, onde segundo (Porter) o “todo é maior que a soma das partes”, neste sentido a utilização do processo estratégico exerce grade importância para a sobrevivência de desenvolvimento de uma organização em um mercado competitivo.
O maior desafio dos administradores é a administração estratégica, pois as mudanças no ambiente são frequentes e dependendo da forma como se administra pode levar a organização ao sucesso ou fracasso. O objetivo da Administração Estratégica é fazer com que a organização se torne cada vez mais eficaz.
São muitos os fatores que justificam a importância da “estratégia”, principalmente para o mundo globalizado. A organização vivencia constantes ameaças por meio das concorrências, sejam regionais, nacionais ou internacionais e o governo são influências constantes. Com isso, entende-se a importância do “líder” numa organização. “Em administração estratégica, pode-se argumentar que o executivo ideal do futuro será um líder, não um mero administrador.” (O’Reilly, B., Fortune, 1994, p. 37-47).
Evidentemente, planejar,