ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS - ADM
Curso de Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário Estratégico
Respostas às questões sobre “Estratégias Empresariais”
Estratégias Competitivas Genéricas
1) São métodos para superar os concorrentes em uma indústria. Dependendo do tipo de indústria, permite a obtenção de altos retornos para todas as empresas ou apenas retornos aceitáveis. As três estratégias genéricas são: liderança de custo total, diferenciação e enfoque.
2) Sim. Algumas vezes a empresa pode seguir com sucesso mais de uma abordagem como seu alvo primário. A colocação em prática de qualquer uma dessas estratégias genéricas exigem em geral comprometimento total e disposições organizacionais de apoio que serão diluídos se existir mais de um alvo primário.
3) A liderança no custo total tem como característica a construção agressiva de instalações em escala eficiente, perseguição vigorosa de reduções de custos pela experiência, controle rígido dos custos e das despesas gerais, para que não seja permitida a formação de contas marginais dos clientes e a minimização do custo em áreas como P&D, assistência, força de vendas, publicidade etc. A posição de custo dá à empresa uma defesa contra a rivalidade dos concorrentes, porque seus custos mais baixos significam que ela ainda pode obter retornos depois que seus concorrentes tenham consumido seus lucros na competição.
4) A estratégia de diferenciação é definida pela busca de um produto ou serviço oferecido pela empresa que seja considerado único ao âmbito de toda indústria. Os métodos para essa diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades; serviços sob encomenda, rede de fornecedores, ou outras dimensões. Em termos ideais, a empresa se diferencia ao longo de varias dimensões. Deve ser ressaltado que a estratégia de diferenciação não permite à empresa ignorar os custos, mas eles não são o alvo estratégico primário. É uma estratégia